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PLANO DE TRABALHO – FRANCISCO JOSÉ SANTOS MILREU

Processo Eleitoral para Escolha dos Nomes que Integrarão a Lista Tríplice para Reitor do Centro Universitário Fundação Santo André Quadriênio 2018-2022

A apresentação deste Plano de Trabalho para o Cargo de Reitor do Centro Universitário da Fundação Santo André requer um Compromisso, que deve ser refletido em conjunto com a Comunidade da Fundação Santo André para obter lista com sugestões de soluções, além de incluir ações que demonstrem, Coerência, Transparência e Ética, pois é uma organização formadora de profissionais, nos vários segmentos do mercado, tem que ser orientada por princípios e valores mais nobres.

Entendimento da Proposta

Nos processos tradicionais para a apresentação de planos, focam-se ações baseadas nas conjunturas vivenciadas e projetadas para períodos vindouros, identificando oportunidades e ameaças nos ambientes em que atuam, avaliando as forças e fraquezas existentes nas organizações e assim, podem estruturar seus planos.

Neste momento, envolvendo as Revoluções Industriais, uma situação até então não presenciada pela humanidade está em curso, pois nas três que ocorreram, foram identificadas, constatadas e estudadas após períodos em que se estabeleceram, e cada vez em tempo menor.

Hoje, a Quarta Revolução Industrial é uma realidade, com a oportunidade de interagir com estes processos de mudança, dentro da própria revolução, em que pode ser entendida com uma mudança violenta dos paradigmas que até então orientava as sociedades, olhando para o mercado mundial, com os processos automatizados, que requerem uma qualificação mais específica, integrada, olhando não só a tecnologia, mas o HOMEM como figura central, a sobrevivência do planeta, incluindo a sustentabilidade como um dos componentes principais.

Com este quadro, todos os cursos existentes na Fundação Santo André, podem ter uma interação bem maior, para que consigamos participar efetivamente deste processo de mudança, agindo de forma integrada e com objetivos bem definidos para propiciar um diferencial competitivo para inserirmos os nossos alunos nos mercados de trabalho, físicos e/ou virtuais, bem mais exigentes e que exigem uma qualificação diferenciada, desde o ensino médio, passando pelas unidades com focos na gestão, educação e engenharia, formando um todo interdisciplinar, necessários para compreender a complexidade que vivenciamos hoje, pois não basta somente a tecnologia, mas ter cada entendendo a abrangência destas relações.

Formalização da Proposta

No fundamento desta proposta, foram utilizados os conceitos da Missão e Visão institucionais da FSA:
Missão: “Produzir, disseminar e aplicar o conhecimento tecnológico e acadêmico, para formação cidadã, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para o progresso sócio econômico local, regional e nacional, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da integração com as demandas da sociedade e do setor produtivo.”
Visão: “Ser reconhecida como instituição comprometida com uma educação de qualidade que atenda às necessidades da sociedade em contínua busca da excelência acadêmica e de gestão.”
Portanto, o Plano de Trabalho, contempla as seguintes Diretrizes Estratégicas, em ordem alfabética:

• Descentralização organizacional;
• Respeito à comunidade (interna e externa);
• Valorização da Imagem Institucional;
• Visão do Futuro.

Visando o Objetivo Geral:

• Estabelecer o Equilíbrio Econômico-Financeiro

Para a consecução das ações propostas, foi estabelecido um conjunto de Objetivos Específicos, em ordem cronológica, consoante com as necessidades, ainda estratégicas, para o alinhamento das ações propostas, com o estabelecimento das Metas, que devem ser explicitadas por ocasião do período de transição das gestões, onde serão desenvolvidas atividades para o compor.

Objetivos Específicos:

• Empregar o Posicionamento Estratégico Institucional como forma de identificação e aplicação das ações estratégias;
• Inferir e empregar Planos para Retenção e Captação de alunos;
• Operar parcerias com instituições de ponta na área tecnológica;
• Empregar Ferramentas Educacionais para interagir com a comunidade acadêmica;
• Validar Projeto Pedagógico Integrado;
• Praticar política de gestão da qualidade do ensino;
• Usar, continuadamente os recursos da CPA – Comissão Permanente de Avaliações;
• Estruturar ações para potencializar a estrutura do e-MEC;
• Aplicar estrutura de Gestão descentralizada para as unidades acadêmicas, com estabelecimento de Objetivos e Metas, utilizando-se de Ferramentas de Gestão e Controle: PDCA e 5W2H;
• Praticar Gestão de Pessoas, com políticas de Endomarketing para melhoria do Clima Organizacional e Avaliação transparente no Desempenho Organizacional;
• Empregar a qualificação acadêmica como forma de impulsionar projetos para a FSA, alinhada com os anseios da comunidade, potencializando assim a realização de atividades que exigem esta qualificação, assim como valorização dos funcionários como fator fundamental para o plano, aproximando-os das decisões estratégicas;
• Estruturar ações para efetivar as Mídias Sociais na FSA;
• Especificar projetos para integração com entidades públicas e privadas;
• Praticar o relacionamento interempresarial como forma de fortalecer as ações com o IFSA – Instituto de Fomento e Apoio à Fundação Santo André;
• Empregar Canais Abertos de Comunicação com Centro de Atendimento de Serviços para viabilizar o atendimento online;
• Organizar intercâmbios acadêmicos.

Para a consecução dos objetivos, necessário se torna que as decisões tenham carácter institucionais e não os desvios eventuais de natureza pessoal, pois uma Instituição forte se forma com Princípios e Valores, bem alinhados com os seus Propósitos, explicitados na Missão e Visão, foco deste Plano de Trabalho.

Entendo também, que o arbítrio é próprio de cada indivíduo, mas que, aliado às decisões maiores, pode direcionar para atitudes proativas em benefício do grupo maior, foco deste Plano de Trabalho elaborado, como interesse Institucional.

Alianças e parcerias são feitas em comum acordo e com aberturas transparentes e éticas, alinhadas para o que necessita ser feito, com muita coerência em cada ato, focado nas crenças que nos motivam e fazem avançar.